30 de abril de 2010
conexão vivo by peret
Arte de Ronald Peret na imagem por ele obtida de Chico Lobo na Conexão VIVO 2010
Gente feliz e participativa "Publico" na Conexão Vivo 2010
Um show inesquecivel com Flavio Abreu "Renegado" na Conexão Vivo -
Fotos de Ronald Peret 30/04 no flickr
http://www.flickr.com/photos/ronaldperet/sets/72157623844293091/
Chico Lobo Blog
Renegado site
Conexão Vivo
5d mark news...
porque eu acho que um video ou filme maker tendo um backgroud as a photographer its the best for the new age with one 5D Mar kII in my opinion --walk away with a much better understand of lighting and how the lens works. the 5D Mark II is a groundbreaking camera that will certainly raise the art of cinema. "television-level cinematographer"
29 de abril de 2010
upload de dezenas de imagens...
no meu flickr...incluindo estas da Cia da Bobagem no II Encontro Internacional de Palhaços
link para outras imagens http://www.flickr.com/photos/ronaldperet/sets/72157623783478989/
link para outras imagens http://www.flickr.com/photos/ronaldperet/sets/72157623783478989/
28 de abril de 2010
Nada como auto-retratos...
ainda mais quando... tenho que ficar só observando alguma ave de rapina... ou procurando por elas, neste dia tive um bom resultado... quatro especies.
27 de abril de 2010
Meu Dia...
Felicidades!
Se você não fosse humano seria um poema, um tigre, uma flor de lótus, cor verde, cheiro de café ou terra molhada, vento forte, móvel antigo...Sendo um homem chama-se Ronald. E basta!
original slide - Velvia Filme 120 6x7 - Meu quintal em Taos - New Mexico 1992
no fundo as famosas Montanhas Sangre de Cristo, que fazem parte das "Montanhas Rochosas"
Se você não fosse humano seria um poema, um tigre, uma flor de lótus, cor verde, cheiro de café ou terra molhada, vento forte, móvel antigo...Sendo um homem chama-se Ronald. E basta!
original slide - Velvia Filme 120 6x7 - Meu quintal em Taos - New Mexico 1992
no fundo as famosas Montanhas Sangre de Cristo, que fazem parte das "Montanhas Rochosas"
Road "Taos"... Lavas "Hawaii"
A magia de fotografar, não esta em possuir a melhor câmera, conhecer a melhor técnica, ou ter um grande conhecimento pratico.
A fotografia é um momento... único, em que a combinação: do uso de "olho bom", de um dedo ágil e a premonição da próxima fração de segundo. O resultado de tudo isto eterniza a sorte... será que e sorte mesmo, desculpe amigos mas não e sorte, é um poder inerente aos homens... é o mais puro poder que “Deus” existe; ele esta presente nas curvas desta estrada... sou apenas um agente da ocasião, desfrutando do tempo e das suas vontades.
Fotos acima são slides digitalizados, a primeira foto foi obtida em 1993, na estrada nos arredores de Taos (New Mexico), usei uma Mamiya RZ 67... a segunda foi obtida quando a lava do Kilawea encontrou o Oceano Pacifico, isto na ilha de Hawaii em 1989.
Lava a noite obtida usando um filme colorido reversível (slide), tipo tungstênio (3100k), de baixa sensibilidade ISO 64... um dos filme mais dificies de usar...a lava é cinzenta azulada como na foto anterior o que este filme faz e acentuar as os azuis e os vermelhos, quando usado em outras fontes de luzes.
Na Jugular do Tempo
Muitos anos se passarão... quando um quarto na vila Péret, era meu mundo, uma barraca era minha cama...alias nunca gostei muito de cama... passei uns bons anos sem cama..mas tudo começava ou terminava aqui em Ouro Preto, neste lugar que germinaram tantos sonhos...e pretensões, no meu regresso sempre retornei com um mundo de conquistas, praticamente tudo que desejei, realizei; não me lembro, se deixei um certo desejo esquecido, tirando certamente o Paris-Dacar, mas este ficou, muito mais fácil de alcançar, pois acontece atualmente na Argentina.
Tive as visões e realizações, que minha mente arquitetou livremente de conbraças e outras taxas... Seguramente se pudesse voltar atrás, voltaria com esta experiência de vida, seria muito bom melhor... mas quando novamente o dia de hoje chegasse, ia ser o mesmo, escrever as mesmas palavras “poderia ser para mim, melhor ainda ou a mesma coisa” ... Bem agora um novo mundo, esta para se vivido, no ar um acúmulos de idéias e projetos, fluindo dos meus pensamentos... quero e mereço, tranqüilidade para continuar minha existência... E eu estou preparado para isto, vou lutar para chegar aonde eu quero. Uma nova vitória com as novas idéias e a experiência de saber fazer... vai me levar a conquistar novos obstáculos.
26 de abril de 2010
Saudades das Viagens "geologicas"
Grand Canyon visitei em 1988, 1989, 1990 e 1992 em todas as estações...imensamente belo... rico de historias geologicas nas suas paredes... saudades de voce Southwest dos Estados Unidos.
Amadurecendo o tempo, preso no lastreio, que devora o momento...
por onde navegas, que não acalenta minhas lágrimas...
aonde estou, nada espero da brisa, que chicoteia meu corpo...com saudades
nem espero que este vento me traga seu cheiro ou ate mesmo você,
Você...meu doce abandono...partiu, sem rastros, sem cheiros, sem fotografias
Travo duelos internos com os pensamentos e os riscos assumidos,
dos espaços vagos da minha vida, dos triunfos isolados e solitários...
Condensando tantas vontades no mesmo vaso das justificativas,
das imperfeições... na vaga busca de estar, e de partir...
de inventar palavras para poder alterar o estado, da minha moralidade.
acordar sorrindo e viver... experimentar a solidão e o abandono...
Cobiçar esta só e reinventar a solidão, para poder mudar o mundo,
E no momento certo partir sem poder abraçar... só deixar palavras, não queria isto ..talvez sehja meu único medo... partir sem despedidas... mais quem somos nos para adivinhar o dia. Hoje vejo nas atitudes sem fundamento, as causadoras de desencontros, todos atribuídos a força invisível das palavras ditas e que não sabemos o real , poder que elas tem em suas afirmações...
no meu pensamento vaga... pares de corações ... despachados pela falsidade perversa do homem ou da mulher ...de suas palavras ... mas estou aqui colidindo com lagrimas secas, da saudade... das aventuras... dos sonhos... da voz e do pensamento em um canto do mundo... que não mais residirei... ninguém sabe os segredos das palavras que proibiram os sonhos... e fizeram jorrar mais lagrimas secas... que correm pelas rugas da minha existência... a saudade aperta... e não se desperta... pressa em não poder te ver... amigo ( na maioria das vezes masculino)... amor ( sempre feminino)... família (unisex).
25 de abril de 2010
Xisto Siman ("Xinxin")
Palhaços, cômicos, humoristas, bufões, Xisto Siman e João Pinheiro, junto com o músico Paulinho Santana, formam o Circovolante.
Xisto alem de inumeras, perfomaces , iniciativas ede grande respaldo na arte circense tambem foi o coordenador-geral do II Encontro Internacional de Palhaços. Um grande evento que merece mais apoio da intituiçoes pois traz cultura e alegria para o povo...principalmente as crianças. Parabens Xinxin.
24 de abril de 2010
23 de abril de 2010
Olho nos Olhos
Meu novo blog www.olhonosolhos.blogspot.com
“Olho nos Olhos” – criei este blog. wwww.olhonosolhos.blogspot.com uma coletânea de imagens, que nunca divulgo, são raras as vezes que alguém me pega, olhando no “olho no olho” numa captura fotográfica, seria até o nome ideal “olho no olho”...mais alguém já tinha registrado e como sempre, sem postagem nos últimos 4 anos...tudo bem, serviu para pensar um pouco mais e ver que estaria errado... ”olho nos olhos” é o que realmente acontece, um olho na ocular e o outro sempre atento, a outros olhares, assim é minha habilidade... Ininterruptamente atento, nunca o outro olho, esta diretamente ligado aos olhos do individuo fotografado, as vezes nem olho na ocular, quem me conhece sabe que poucas as vezes fotografo com o olho na ocular... uso meu senso de direção, da extensão focal da minha lente... podia ser olhos paralelos... mas vai ser e já´é “olho nos olhos”. Benvindo a esta galeria de imagens.
22 de abril de 2010
II Encontro Internacional de Palhaços
Realização: Circovolante, Mariana
www.circovolante.com.br
Fotos e arte nas imagens de Ronald Peret
mais imagens http://www.flickr.com/photos/ronaldperet/sets/72157623783478989
pixelando...
album no flickr deste evento. http://www.flickr.com/photos/ronaldperet/sets/72157623873429790/
Imagens feitas por Ronald Peret da projeção do Pixel Ação em 2010 na fachada (Ouro Preto). Intervenções Urbanas "visuais e sonoras" www.pixelacao.com.br
19 de abril de 2010
Trabalhando com faces
escolhendo fotos dos ultimos meses, para o faces do Brasil...O rapaza da foto foi fotografando no Cortejo do Chico-Rei
18 de abril de 2010
17 de abril de 2010
Fina Flor
Fina Flor - Duotônico e cor - Atriz Mirela Ferraz - Arte e Imagem de Ronald Peret
Fina Flor - Tons de cinza e cor - Atriz Mirela Ferraz - Arte e Imagem de Ronald Peret - fotografada nos intervalos do Pixel Ação 2010.
Exposure: 1/160 Aperture: f/5.0
Focal Length: 180 mm ISO Speed: 1600 editada no Photoshop CS4
16 de abril de 2010
Cadê você?
Não penses que eu te esqueci!
Não sabes, por acaso, do teu vasto poder,
sempre imenso em meus pensamentos?
Ouço tuas mãos, degusto teus olhos
cheiro teus lábios...
Não penses que te desacredito
dos lugares em que tu habitas
das imagens em que tu te eternizas
do todo em que te torna infinito ...
Por ti, mudei as minhas verdades
mergulhei em desejos
e cada vez mais me aprofundo
nos abismos em que te encontro
também aqui dentro de mim.
Beijos, saudade sempre
As palavras acima não são minhas, mas quem escreveu, pensava em mim... dos Passos ou Mayer... quem escreveu sei seu nome, tenho suas lembranças e carrego a saudade de momentos totalmente virtuais e repletos de realismo e de muito sentimento, eles estão eternizados, habitam meu mundo, sempre, estou aqui... "Eclodindo do Frontispício" ou "brotando da parede".
11 de abril de 2010
"experimento - corpos camuflados" II
Bárbara Carbogim (atriz) e a Fachada (Ouro Preto)(cor "experimento - corpos camuflados" arte e imagem Ronald Peret - fotografada nos intervalos da sua perfomace/atuação no Pixel Ação 2010
10 de abril de 2010
experimento - corpos camuflados I
Nadja Dulci (atriz) e a Fachada (Ouro Preto) (duotônico) "experimento - corpos camuflados" arte e imagem Ronald Peret
Nadja Dulci (atriz) e a Fachada (Ouro Preto)(tons de cinzas) "experimento - corpos camuflados" arte e imagem Ronald Peret - fotografada nos intervalos da sua perfomace/atuação no Pixel Ação 2010
9 de abril de 2010
Light painting
Isto não é Photoshop! São exemplos de ‘light painting’ breve algums muito mais complexos.
lembrem que fotografia = FOTO + GRAFIA = Luz + escrita, escrever com luz
Light Painting = Pintando com a luz
como se faz um “light paint”?
a máquina fotográfica funciona assim:
ela “se abre” a luz entra e queima o papel(nas analógicas) ou o censor registra a entrada de luz(nas digitais)
a maquina fotográfica tem o diafragma, que é o que regula a entrada de luz, e a cortina que abre e expõe o sensor ou filme
Deixando o diafragma o máximo fechado Maior o numero dos f/stop), podemos deixar a cortina aberta por mais tempo, pois entrará menos luz, assim sendo a câmera pasa a registrar qualquer luz, dependendo da fotometria; velas , fósforos, lanternas....qualquer forma de luz cuja fonte , esta em direção a câmera, uma lanterna ligada em movimento vai registrar seu Camilo no e a câmera vai está captando sua luz , se tudo der certo, você vera o desenho (light painting = pintando com luz)
O mostro sugador de humano I
Exposure: 25 segundos Aperture: f/5.6
Focal Length: 28 mm Exposure Bias: 0 EV ISO Speed: 100
O mostro sugador de humano II
Exposure: 25 segundos Aperture: f/5.6
Focal Length: 28 mm Exposure Bias: 0 EV ISO Speed: 100
Light painting, also known as light drawing or light graffiti is a photographic technique in which exposures are made usually at night or in a darkened room by moving a hand-held light source or by moving the camera. In many cases the light source itself does not have to appear in the image. The term light painting also encompasses images lit from outside the frame with hand-held light sources.
lembrem que fotografia = FOTO + GRAFIA = Luz + escrita, escrever com luz
Light Painting = Pintando com a luz
como se faz um “light paint”?
a máquina fotográfica funciona assim:
ela “se abre” a luz entra e queima o papel(nas analógicas) ou o censor registra a entrada de luz(nas digitais)
a maquina fotográfica tem o diafragma, que é o que regula a entrada de luz, e a cortina que abre e expõe o sensor ou filme
Deixando o diafragma o máximo fechado Maior o numero dos f/stop), podemos deixar a cortina aberta por mais tempo, pois entrará menos luz, assim sendo a câmera pasa a registrar qualquer luz, dependendo da fotometria; velas , fósforos, lanternas....qualquer forma de luz cuja fonte , esta em direção a câmera, uma lanterna ligada em movimento vai registrar seu Camilo no e a câmera vai está captando sua luz , se tudo der certo, você vera o desenho (light painting = pintando com luz)
O mostro sugador de humano I
Exposure: 25 segundos Aperture: f/5.6
Focal Length: 28 mm Exposure Bias: 0 EV ISO Speed: 100
O mostro sugador de humano II
Exposure: 25 segundos Aperture: f/5.6
Focal Length: 28 mm Exposure Bias: 0 EV ISO Speed: 100
Light painting, also known as light drawing or light graffiti is a photographic technique in which exposures are made usually at night or in a darkened room by moving a hand-held light source or by moving the camera. In many cases the light source itself does not have to appear in the image. The term light painting also encompasses images lit from outside the frame with hand-held light sources.
8 de abril de 2010
imagens nos flickrs
tem mais imagens ..nos flickrs
como esta: de um senhor à espera da Procissão do Enterro que teve seu encerramento no Santuário Nossa Senhora da Conceição.
foto: Ronald Peret - Semana Santa 2010 em ouro Preto
como esta: de um senhor à espera da Procissão do Enterro que teve seu encerramento no Santuário Nossa Senhora da Conceição.
foto: Ronald Peret - Semana Santa 2010 em ouro Preto
7 de abril de 2010
hoje crie mais um blog
e vai dar muito pano pra manga...
intromissões urbanas
O Inicio... Urban Interventions "auditivas, visuais e emocionais"
Evoluindo da arte dos grafites e da rua, as intervenções urbanas são a geração seguinte de arte -final para golpear o espaço público, com cultura e arte. Usando o som a imagem e as emoções, individualmente ou todos estes componentes, fase a intromissões dentro das paisagens urbanas e rurais, estas interferências na maior parte espaciais trazem a arte às massas. Transformam a rua em um estúdio, em um laboratório, em um clube, e em uma galeria. Os sinais de tráfego modificados, as imagens brotando de postes, bueiros, tampas de concreto, pisos, do asfalto... desafiam-nos a redescobrir nosso ambiente e a interagir com ele em maneiras novas. O Trabalho provoca comentários inteligentes e crítico no planejamento, no uso, e na comercialização do espaço público.
Com uma seleção visual rica dos projetos e dos métodos, as intervenções urbanas documentam esta aproximação artística nova à arte urbana que está fazendo atualmente uma marca profunda em nossa língua visual contemporânea.
Este blog mostra as conexões e a interacção crescentes desta cena com arte, arquitetura, desempenho, e instalação. Os Propagadores da intervenção urbana maravilham e provocam com seus trabalhos, as pessoas das cidades, pode ser de uma New York a uma simples vila no Perú, mas igualmente mexe com outros países tais como China, México... Alias transpõe as fronteiras, em toda parte o trabalho aparece ele transforma espaços públicos em experiências individuais. As intromissões urbanas é o primeiro blog criado para documentar estes projetos muito atuais, pessoais da arte em uma maneira detalhada.
6 de abril de 2010
Um convite...
Fui convidado para projeto no rio de janeiro, que realmente me seduziu, “a concepção, a idéia, o trabalho, e o resultado proposto”, fico afortunado de ser convidado (lembrado), para um projeto que encaixa muito em meu perfil profissional “de fotógrafo e de cinegrafista ”; Sem duvida vou participar, idolatro ... a conquista de novos horizontes, e a busca de capturar estes novos momentos,“que normalmente passam desapercebidos, para tantos”. Levar estas imagens até os olhos de outros, para mim é “paixão”... e levar o que os olhos dos outros, não vêem no cotidiano, “ é uma necessidade”.
Existe uma cegueira da sociedade para os menos favorecidos e somente ela brota com
imagens vivas nos olhos de uns poucos. Estas reais imagens da sociedade, é no meu intimo, o que busco "sempre", e nunca são visualizadas, tudo isto , me inspira....profundamente. Obrigado pelo convite.
foto: um excluido da sociedade, um sem-teto em Paris "Homeless" em Paris - composé d'art par Ronald Peret - Original em Kodachrome
Para entender mais sobre este projeto, fragmentos do texto do convite: a idéia é a seguinte: temos uma ação performática chamada de "invisibilidade". ela consiste em
ficarmos junto às pessoas que se tornaram invisíveis na sociedade
(excluídos, mendigos, sem-teto, etc). ... estas intervenções.
essas imagens serão divulgadas no próprio espaço urbana em outdoor,
busdoor e em painéis. ... enfim, trazemos uma discussão forte sobre cidadania, sobre arte e
espaços públicos, sobre crítica à publicidade e o sistema que a funda,
sobre os excluídos sociais, entre outros.
para ver algo sobre o trabalho das pessoas, que me convidaram, Ver:
www.ocoletivoheroisdocotidiano.blogspot.com
Existe uma cegueira da sociedade para os menos favorecidos e somente ela brota com
imagens vivas nos olhos de uns poucos. Estas reais imagens da sociedade, é no meu intimo, o que busco "sempre", e nunca são visualizadas, tudo isto , me inspira....profundamente. Obrigado pelo convite.
foto: um excluido da sociedade, um sem-teto em Paris "Homeless" em Paris - composé d'art par Ronald Peret - Original em Kodachrome
Para entender mais sobre este projeto, fragmentos do texto do convite: a idéia é a seguinte: temos uma ação performática chamada de "invisibilidade". ela consiste em
ficarmos junto às pessoas que se tornaram invisíveis na sociedade
(excluídos, mendigos, sem-teto, etc). ... estas intervenções.
essas imagens serão divulgadas no próprio espaço urbana em outdoor,
busdoor e em painéis. ... enfim, trazemos uma discussão forte sobre cidadania, sobre arte e
espaços públicos, sobre crítica à publicidade e o sistema que a funda,
sobre os excluídos sociais, entre outros.
para ver algo sobre o trabalho das pessoas, que me convidaram, Ver:
www.ocoletivoheroisdocotidiano.blogspot.com
Fui um dos sortudos
A Fundação de Arte de Ouro Preto | FAOP e o Arte Hoje, apresentam o Projeto Pixel Ação - Projeto pretende criar intervenções audiovisuais em edificações históricas da cidade. oferece 15 (quinze vagas) direcionadas a atores, performers, vídeo-makers, músicos, artistas plásticos e interessados em geral. (fui um destes sortudos)
Fragmentos do texto do Site da FAOP:
Ouro Preto, cidade patrimônio cultural da humanidade. Celebrada como uma das jóias do barroco, distingui-se pela preservação da memória de Minas refletida em seu conjunto arquitetônico, bem como na arte concebida por grandes mestres como Athayde e Aleijadinho.
São estes valores que, apesar de agregarem características únicas à cidade, muitas vezes impedem a conformação de uma arte contemporânea, que viabilize o choque entre o “velho” e o “novo”, de modo a enfatizar ambos.
É a partir deste quadro que o Arte Hoje, evento realizado anualmente pela Fundação de Arte de Ouro Preto | FAOP, entidade vinculada à Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais , junto ao “Grupo Residência – Teatro e Audiovisual”, apresenta entre os dias 7 e 11 de abril o projeto Pixel Ação, ministrada pelos artistas Karina Dias, Kênia Dias, Julliano Mendes e Ricardo Garcia.
O que é, e mais informações sobre o projeto Pixel Ação :
Aprovado no programa Rede Nacional FUNARTE Artes Visuais 2009, Pixel Ação é uma oficina multimídia que pretende criar intervenções audiovisuais, de modo a construir diálogos com o conjunto arquitetônico da cidade de Ouro Preto.
A idéia é projetar vídeos sobre as edificações do centro histórico de Ouro Preto, imagens que permitam múltiplas possibilidades de intervenções urbanas virtuais, criando situações de perversão da realidade e atentando para uma perspectivas de quebra da relação dicotômica entre arte contemporânea e a preservação do patrimônio cultural.
Imagem de reflexos de Ouro Preto em uma bola de cristal - Ronald Peret - Original em Alta Resolução
5 de abril de 2010
Segundos e tudo muda...
entre a primeira e a ultima foto nao mais de 6 segundos, cinco imagens e cada uma com um movimento angulo e "feeling" diversificado.
foto: 2010 04 03 às 00_17_53 RP4194
um segundo depois...
foto: 2010 04 03 às 00_17_54 RP4195
quatro segundos depois
foto: 2010 04 03 às 00_17_58 RP4196
um segundo depois
foto: 2010 04 03 às 00_17_59 RP4197
no mesmo segundo
foto: 2010 04 03 às 00_17_59 RP4198
(A foto acima é da estudante Carmem que representava a figura da Novo Testamento chamada Lídia - Especial do Figurado Bíblico, na Procissão do Enterro que teve seu encerramento no Santuário Nossa Senhora da Conceição - Semana Santa 2010 - foto: Ronald Peret).
foto: 2010 04 03 às 00_17_53 RP4194
um segundo depois...
foto: 2010 04 03 às 00_17_54 RP4195
quatro segundos depois
foto: 2010 04 03 às 00_17_58 RP4196
um segundo depois
foto: 2010 04 03 às 00_17_59 RP4197
no mesmo segundo
foto: 2010 04 03 às 00_17_59 RP4198
(A foto acima é da estudante Carmem que representava a figura da Novo Testamento chamada Lídia - Especial do Figurado Bíblico, na Procissão do Enterro que teve seu encerramento no Santuário Nossa Senhora da Conceição - Semana Santa 2010 - foto: Ronald Peret).
2 de abril de 2010
Menino...e o tempo
Meninos na quinta-feira na tradicional cerimônia de lava-pés em Ouro Preto, eles são a representação dos 12 apóstolos.
Exposure:1/200 Aperture: f/5.0
Focal Length: 170 mm ISO Speed: 6400
1 de abril de 2010
Fé em dose dupla
Fé em Dose Dupla (cor- original)
registro fotografico, em um dos passos na via Sacra do dia 30 de março 20:53 (Ouro Preto - 2010)
Camera: Canon EOS 5D Mark II Exposure: 1/60
Aperture: f/2.8 Focal Length: 105 mm
Exposure Bias: 0 EV ISO Speed: 6400
Para quem entende de dados tecnicos, a foto foi obtida na mão, sem uso de estabilizador, pelas regras beira o limite das regras de velocidade e lente. fotografia não é só camera...é experiencia conjugada com postura, mão bem firme e o dedo disparador, leve como uma pluma.
lembramos que todas as fotos neste blog foram obtidas sem flash e com redução de ruído da câmera ao obter a foto, estes fatores e o comportamental (sempre se postar de forma a não causar interferência e/ou desviar atenção dos fieis e outros participantes), são os fatores primordiais para documentar “principalmente” eventos religiosos.
Observação para aos fotógrafos amadores e até mesmo os profissionais, não seja o centro da atenção, seja civilizado e intervenha o menos possível com seus movimentos, estas celebrações são tradicionais e centenárias...
“nosso papel é o de apenas documentar, e não a de ser, a razão do documentário” Ronald Péret.
Assinar:
Postagens (Atom)