30 de abril de 2011

Inevitável não comentar...


Esta frase no rotulo de bebida americana, é ótima... Eu bebo somente para deixar você mais interessante... "I only drink to make you more interesting" hehheheee! Deve ser por isto motivo, que a grande maioria dos estudantes da nossa cidade bebe... com exagero, para que o outro ofereça um mar de coisas interessantes e tendo na verdade uma lagrima somente para oferecer, mesmo assim pode ser depois do ato de vomitar. Ouro Preto é a cidade onde o consumo excessivo de álcool, principalmente entre 18 e 20 anos é lastimável o resultado disto, se colocasse aqui imagens destes jovens adultos ao redor da Praça Tiradentes (ontem), os pais ficariam impressionados com a situação, tenho 49 anos, já foi jovem e já vivencie pelo menos uns 32 anos de convívio com estudantes na cidade e em “meio mundo”, mas jamais o uso de álcool, chegou a este grau, e o pior e que muitos são obrigados a beber para manter suas vagas nas republicas e alguns são forçados a beber, por isto que nos Estados Unidos e alguns países europeus a idade para beber é 21 anos, nesta idade pelo menos existe a possibilidade de uma “maturidade” maior, entre o sair da casa dos pais e a liberdade obtida ao viver longe deles, na universidade.

28 de abril de 2011

Obrigado "Everybody" 100,218

100,218 visualizações

100,218 visualizações - Valeu Everybody - 26 de Abril 2,866 views

27 de abril de 2011

Sem Asas e Com Asas

sem asas e com asas

mesmo dia e mesmo mês, 1990 e 2011

Comprei uma camisa vermelha com a palavra fotografo escrita nas costas em letras grandes e e com as letras menores bem na altura do peito... até ai tudo bem... paquei cinco reais de um homeless ... Usei-a especialmente hoje, mas não ficou só nisto... armado de umas latinhas de Skol e uma de Coca, fui para a rua dividir a noite com quem a noite é mais longa que o dia... bem foi que descobri que Moises fazia aniversario hoje... Assustei e perguntei de novo... hoje 27 de Abril... que isto ninguém faz aniversario neste dia e ele nasceu em 1985. A vida é cheia de supressas... nas piores “imagens publicas” encontra-se os melhores amigos, que seja por uma noite ou pelo que vivemos, o papo rendeu de um paralelo ao outro... Talvez melhor que as palavras podem descrever, dei para ele meu único chinelo seus pés não andavam em tabuas planas e de lei, esta noite me custou menos que um Numero 1 ou um pedaço de 200g do meu queijo favorito, fora que me ensinou, mais do que alguns meses da minha vida em 85... “Maybe more that words can described”, bem esta cena se repetiu no mesmo dia e no mesmo mês no hemisfério norte em 1990, o relógio marcava os mesmos números... larguei mão do meu “Black SUV - 4x4” e foi de bike a um fast food “mega conhecido”, só que era minha primeira vez que entrava numa loja no seu pais de origem, lá é outra clientela... só o sabor que não muda... alguns minutos depois de observar outros “homeless” no local, as vezes até trocando de roupa... um deles me dirigiu a palavra em italiano... “pausa o telefone toca 1:30 incrivel na mesma hora que nasci” ... é meu velho amigo Amaury... vigia noturno em BH ele ligou por que estava com saudades dos nossos papos, uns 13 minutos de risos e piadas...e as vidas voltam para o off... retorno para a narração dos fatos... Bem gastando um pouco do italiano, respondi para o morador de rua, italiano são meus bisavôs... e ele disse seu rosto é diferente tem traços dos italianos mas tem mistura nesta face... já falando em inglês... acertou minhas origens... e nada o espantou quando disse que era brasileiro, na verdade ele já ate conhecia o Brasil, me falou de varias cidades importantes da costa brasileira... imagina a sena no mesmo horário, que escrevo esta hoje... eu com um mendigo na mais famosa cadeia de fast food do mundo, conversando sobre geografia, línguas... portos e a vida... bem voltei pedalando, mas com meu sonho na garagem e aqui voltei hoje descalço... com um Timberland debaixo da cama no mínimo 30 vezes mais caro do que o chinelo que dei para o Moises.
Hoje... posso dizer não muda o 27, não muda o mês... só muda os anos até as estórias desde dia ...são únicas (ouço duas vezes o sino do relógio da praça) ...vou trabalhar por que a vida continua... e continua também para Amaury, Bruce e Moises e quem sabe ainda vive, aquele ex marinheiro, viajante e navegador dos sete mares.

26 de abril de 2011

"Escrituras e Capturas de Vila Rica"

Raridade "sem" fotografos
Raridade "sem" fotografos*

Um comentário me remunerou grandiosamente por todas as capturas durante a Semana Santa. Publio Athayde escreveu:
"Ronald, pra mim suas lentes são sociológicas. O olho que existe por trás delas vê gente, não simplesmente personagens ou futuras ilustrações; você está retratando a humanidade das pessoas. Isso não só é visão de mundo, mas visão de si no mundo, visão de si no outro, respeito e atenção à alteridade. Felicito-o."


Publio suas palavras me fez verter lagrimas nos olhos, ainda vou fazer algo "primoroso", conjugando minhas visões com suas palavras, elas são obras de arte no formato de texto...seus livros queria tempo para ler todos, na verdade muitos aprendem fotografia, só de ver minhas capturas... e outros tantos, incluindo-me entre estes, aprendem a escrever melhor ao ler suas escrituras. Suas palavras me remuneraram grandiosamente pelas capturas da Semana Santa. Quem sabe um dia "Escrituras e Capturas de Vila Rica".


230400_43_4536831
Parabéns! Quem sabe da estoria e da Historia, sabe o valor deste feito. Filho do Adão.


*Semana Santa - Ouro Preto - 2011 - Este ano consegui driblar todos os fotógrafos... e mais... quando eles lotaram seus cartões... me encontrava livre para fotografar... a razão desta estratégica... é que muitos deles sem ética, ocuparam o meio da procissão, a maioria a causa vêem dos “professores” que em seus workshops de fotografia, nunca dá as devidas dicas e/ou instruções de educação e ética, ao fotografar temas religiosos principalmente aonde existe uma “tradição tricentenária"

21 de abril de 2011

21 de Abril ...

No 21 não pude trabalhar, por razões credenciais, na minha prisão domiciliar... só me restou trabalhar... fiz o melhor possível para salvar nossa honra ouropretanos. Exilados no Lar no dia da Liberdade. Obviamente poderia ter ligado para o comando chefe... Mas quem "sou" para possuir este numero. A maioria dos barrados, desembargadores, cristãos, romanos... trabalhadores... Usaram muito seus telefones, e pouco foi resolvido... Muito comandando e pouca comunicação.

futuramente_21
Futuramente 21


prisao_domiciliar_megapower
Prisão Domiciliar

Coturnos_e_High_Heels
Coturnos e High Hells

ir_passeando
Ir Passeando

liberdade_ainda-_que_com-_travesseiro
liberdade ainda que com travesseiro

mais imagens no album 21 no flickr do Péret http://www.flickr.com/photos/ronaldperet/sets/72157626425803649/

18 de abril de 2011

me extrapolei no texto e nas fotos...

Brazil has the largest Catholic population in the world. Holy Week - Semana Santa in Portuguese - is observed throughout the country with processions and rituals similar to those of other Catholic countries, yet made unique by the specific context in which they happen.

way of the church
way of the church

History
Holy Week in the Christian year is the week immediately before Easter. The earliest catholic allusion to the custom of marking this week as a whole with special observances is to be found in the Apostolical Constitutions (v. 18, 19), dating from the latter half of the 3rd century and 4th century. In this text, abstinence from flesh is commanded for all the days, while for the Friday and Sunday an absolute fast is commanded. Dionysius Alexandrinus in his canonical epistle (AD 260), refers to the 91 fasting days implying that the observance of them had already become an established usage in his time.

The Church Lady
The Church Lady
Theme: Reenacting the Passion of Our Lord

Dates: Holy Week is the last week of Lent. Holy Week begins on 17 April 2011 and ends on 23 April 2011.

the people and its faith
people and faith

Holy Week (Latin: Hebdomas Sancta or Hebdomas Maior, "Greater Week"; Greek: Μεγάλη Ἑβδομάς, Megale Hebdomas)

Touching the Faith
Touching the Faith

"the week of lamentation" the interval between Palm Sunday and Easter Day is known par excellence as Holy Week.


Palm Sunday
Sunday before Easter

Colors: In most churches, the decorations are red to symbolize the blood of martyrdom. Some churches remove all decorations on Good Friday, veiling anything that can’t be removed in black.


Holy Week “ Through Ronald Péret Eyes ”


Good Friday. Women carrying an image of Nossa Senhora das Dores (Virgin of Sorrows) meet a procession of men carrying Nosso Senhor dos Passos, an image of Christ burdened by His cross.

Passion and Faith
Passion and Faith


Holy Week observances began in Jerusalem in the earliest days of the Church, when devout people traveled to Jerusalem at Passover to reenact the events of the week leading up to the Resurrection.

16 de abril de 2011

Sabado de Passos

ronaldperet160421_22_1933122
Procissão do Depósito de N.S. dos Passos

ronaldperet160421_30_3433181
Sábado de Passos

ronaldperet160421_29_2533170
Santuário de N.S. da Conceição

15 de abril de 2011

Sexta-feira das Dores

ronaldperet150422_30_5132062EOS-60D
Subindo a Ouvidor

Sexta-feira das Dores - Procissão do Depósito de N.S. da Dores:


Senhoras da Fé e com Fé
Senhoras da Fé e com Fé


Fé que espera e a que alcança
Fé que espera e a que alcança

ronaldperet150422_53_0432200c
Observando Universos


fotos obtidas por Ronald Peret

14 de abril de 2011

Setenário das Dores

Primeiramente é Setenário das Dores de Nossa Senhora e não Centenário "um coisa não tem nada ver com a outra" este pode ser o Tri-centenário do Sentenário no caso de Ouro Preto.

ronaldperet140420_33_2031564
Capela Nossa Senhora da Dores ( Setenário das Dores)

ronaldperet140420_31_2431505
Interior da Capela Nossa Senhora da Piedade ( Setenário das Dores)

ronaldperet140421_10_4231673EOS-60D
Adicionar legenda


ronaldperet140422_22_2631731
Mãos do Tempo


Pianista  de longa data
Efigênia Sabará (mãos que tocam em muitos Setenários)

Fotos obtidas no Setenário das Dores 2011 por Ronald Péret

Interior da Capela da Piedade
Interior da Capela da Dores

13 de abril de 2011

21... podia ser menos.

ronaldperet140416_35_3231413

Reflito que estes palanques tudo bem... até nesta altura... mas estes cubos gigantes para fixar "propaganda e símbolos desnecessários” ... realmente sem um motivo aceitado, vou postar imagens do que vai ser colocado aqui neste “cubo outdoor”

ronaldperet140417_32_0931425

12 de abril de 2011

Minha "Natureza Selvagem"

Arroyo Hondo - Last Bus

Titulo: Last Bus
Local: Arroyo Hondo - New Mexico
Winter 1990 - Filme EPR 50mm 645

Muito antes do filme "Into the Wild (br: Na Natureza Selvagem) um filme de longa-metragem do gênero drama estadunidense de 2007, dirigido por Sean Penn, baseado no livro homônimo, do jornalista Jon Krakauer, que conta a história verídica de Christopher McCandless, um jovem recém-formado que se aventura pelos Estados Unidos da América até chegar ao inóspito Alasca.

O mais incrível destas estorias é que no mesmo momento: ele no Alasca e eu nas Montanhas Rochosas visualizaram "Neve... muita neve... montanhas... e o ultimo ônibus", bem para ele fui o ultimo para mim... desde o inverno de 1990 no momento que obtive esta imagem, até a primeira vez que a ela foi mostrada ao mundo na Helen Lindhurst Galleries, no Department of Fine Arts, University of Southern California – USC; o nome da exposição era "Through Brazilian Eyes 92” esta foto foi intitulada “Last Bus”... ele com 22 e eu com 28 a diferença que tinha viajado 14.000 kms a mais vindo de uma Ouro Preto.
Ele parte em busca de uma experiência genuína que transcendesse o materialismo do quotidiano... Eu parto em busca de um conhecimento virgem que transcendesse a visão ou o apenas materialismo de fotografar... Busco um quotidiano de visões. Bem ele atravessou as fronteiras de si mesmo e atingiu onde poucos chegaram, experimentou o seu jeito de viver e concluiu que seu lugar no mundo não era tão ruim assim, no mesmo instante vivia o mesmo momento... vivendo, morando e viajando sozinho... mas sabendo que a sociedade esta próxima, poucos quilômetros...

mapa126

... embora o meu grande laço com a vida a minha mãe, habitava 314 graus sudoeste e corretos 8.316 km de distancia deste “ônibus”. Chris descobriu que já era tarde demais para regressar, ele já estava sendo julgado pela natureza dos seus erros e suas escolhas, o julgamento da natureza nem bem compreende o que a nossa sociedade seqüestrada em suas redes sociais, pode sequer conjeturar. Mais alguns anos e rumei sul... voltei para perto da minha mãe, da minha tribo e da minha montanha... perdi minha mãe. Hoje vivo "isolado" alguns dias na semana(contemplando o nada e pensando sobre o tudo) e em outros no centro da minha cidade e quando chega um certo momento (quando a cidade dorme) posso também contemplar o nada e pensar sobre o tudo.

Obs.: Meu Pai é um eterno viajante e como viajante e viajando, me educou para meu universo de excursões pela vida.

11 de abril de 2011

segundos de uma freeway

obs.: slides fotografados sem alteração e do jeito que foram encontrados (fungos, manchas...) especial para as postagens "Memorias em Slides"

IMG_3602

10 de abril de 2011

veiculos...

IMG_3608

Imagens para o o blog Diario do Peret - slides fotografdos sem alteração e do jeito que foram encontrados (fungos, manchas...) especial para as postagens "Memorias em Slides"

IMG_3612

Snowmobil - Lake Tahoe - Nevada e Jeep V8 - Honolulu - Hawaii

9 de abril de 2011

3 de abril de 2011

Chamado de " candid portrait"

ronaldperet020423_35_3230235

Vale muitíssimo lembrar que estas imagens foram feitas, bem próximo dos fotografados, usando uma lente “85mm” trocado em miúdos em torno de 2 metros, como se eu fosse invisível, em nenhum momento, a vida destas pessoas foi interrompida...ou modificada com a minha presença, eles nem imaginam que foram fotografados. Quem tem conhecimento de fotografia ou quem aprecia os famosos “Candid Portrait” sabe as dificuldades de fotografar gente a pouca distancia, sem ser percebido, posso dizer que consigo capturar a mais pura e natural emoção da expressão facial de um humano, estas imagens e a soma da pratica, técnica e de um conhecimento dos movimentos humanos antes mesmos “destes” saberem o que vão fazer.

Para entender existem alguns tipos de “portrait” na fotografia,

ronaldperet020422_04_3130157

Em “candid portrait”, o fotógrafo não possui nenhum controle. O assunto, as condições de iluminação, a pose, o fundo… tudo é o que o momento oferece. Naturalmente, isto quer dizer captar profissionalmente “inspirações espontâneas”, ou para os amadores o que pode ser chamado às vezes de “acasos afortunados”, isto mesmo quando algo não programado, se torna algo excepcional.

Candid Portrait - a arte de obter retratos sem pedir para o fotografado posar usando a iluminação natural.

ronaldperet020421_20_5230092

2 de abril de 2011

Contrate Ronald Peret para Serviços Especiais

CW12 - Cobertura - informação, imagem e vídeo. (doze horas)
  • 4 postagens diárias no blog - texto, fotografias e vídeo;
  • 8 vídeos de até 10 minutos- Full HD 1920x1080, com cópias compactadas para web;
  • 12 atualizações diárias no twitter;
  • 120 fotos no flickr e em cds - fotos: editadas, postadas e com a marca d'agua do evento;
CF12 - Cobertura Full - informação, imagem e vídeo. (doze horas);
  • 6 postagens diárias no blog - texto, fotografias e vídeo;
  • 8 vídeos de até 10 minutos- Full HD 1920x1080, com cópias compactadas para web;
  • 24 atualizações diárias no twitter;
  • 240 fotos no flickr e/ou cds - fotos: editadas, postadas e com a marca d'agua do evento;
CT12- Cobertura em tempo real - informação, imagem e vídeo. (24horas);
  • 12 postagens diárias no blog - texto, fotografias e vídeo;
  • 12 vídeos de até 10 minutos - Full HD 1920x1080, com cópias compactadas para web;
  • Ilimitadas atualizações diárias no twitter;
  • Ilimitado número de fotos no flickr e/ou cds/dvds - fotos: editadas, postadas e com a marca d'agua do evento (flickr profissional por um ano);

Estão incluídos nos serviços acima: Criação do Blog, Twitter, Youtube e Flickr.

Podem ser anexados aos serviços acima: textos em inglês, espanhol, francês; fornecimentos de imagens impressas; boletim impresso diário do evento; transmissão de vídeo em tempo real.

Ronald Peret - Fotógrafo, cinegrafista, vídeo maker, organizador de idéias, editor de vídeos e fotografia, webmaster, webdesigner. Habilidade de dirigir nas mais diversas situações barcos, carros, veículos tracionados e veículos de carga. Experiência em competição e aventura em esportes radicais - Experiência em cinema, televisão e jornal.

1 de abril de 2011

Amigos na cobertura

10421_52

Tino, Neno e eu... fotografado por Marcelo no Bené da Flauta, onde “novamente” Felipe Versiani, ofereceu aos participantes bons momentos, conjugando o ótimo atendimento e o um bom gosto nos “comes e bebes”. (Parabens Felipe)

010420_05_5529841

Os integrantes da Imprensa “unidos e companheiros”, valeu Marcelo Tholedo pelas fotos.

Riamos da inteligencia destes meninos de 3 a 7 anos, meu afilhado de quatros anos: me perguntou, "Por que o cão entra na igreja?"... para ser politicamente correto... demorei cocei a cabeça... será que é porque tinha alguma porta aberta! ...pode ser isto... bem não sei joaquim.
Ele me disse na maior calma, entra por que é um cão pastor.
Pode!!! e cada uma que esta geração pega a gente.