31 de outubro de 2010

Finda a "La Muestra"

chafariz15x20a300
Fuente pública del siglo XVIII. Ouro Preto, Minas Gerais, Brasil


En 1933 la ciudade fue declarada Monumento Nacional y Parque Nacional la exuberante región que la rodea. Esta conciencia temprana sobre su valor históricos, cultural y ecológico, grarantizó una conservación y un disfrute por parte de sus habitantes. En 1980 la UNESCO nombró Ciudad Patrimonio de la Humanidad. (texto colocado junto com a imagem acima)

Termina hoje a exposição fotográfica focada para cidades ibero-americanas que são patrimônio mundial da humanidade, as imagens foram escolhidas pela curadoria de fotografia da Secretaria de Cultura do Mexico,  a imagem acima faz parte desta Mostra Internacional, na lista de imagens alem desta, existe outras como a fotografia da Igreja de Sao Francisco de Assis "eleita este ano como a *setima maravilha do mundo de origem portuguesa no Mundo.

Imágenes de Ronald Peret para la muestra Ciudades Patrimonio Mundial en Iberoamérica -Galería Rejas de Chapultepec, Ciudad de México - Septiembre 27 a Octubre 31, 2010

* 7 Maravilhas de Origem Portuguesa no Mundo é uma lista de construções edificadas por Portugal em outras partes do mundo, O objectivo do concurso foi divulgar o legado patrimonial da Expansão Portuguesa no Mundo, através de uma pré-seleção de 27 obras representativas distribuídas por três continentes.

30 de outubro de 2010

28 de outubro de 2010

Hoje tem Vanessa da Mata

IMG_0462_coral_ronaldperet

A Coral acredita que as cores são capazes de transformar a vida das pessoas e, por isso, criou o projeto “Tudo de cor para Ouro Preto”, e o projeto será entregue no dia 28 de outubro com grande show da cantora Vanessa da Mata na Praça Tiradentes previsto para as 21h30. Em primeira mão a lembrança da Coral feita por artistas de Ouro Preto, fotografada por mim.

2010_10_2811_15_25peret

mais fotos no flickr

27 de outubro de 2010

Hoje foi dia de casa da Ópera

Casa da ópera
Teatro Municipal Casa da Ópera – 1770
Quem passasse pela Rua de Santa Quitéria, na segunda metade de 1770, veria, recém-inaugurada, a Casa da Ópera de Vila Rica. Quem passa pela Rua Brigadeiro Musqueira, a qualquer hora, [nos dias de hoje], vê tombado pelo Patrimônio Histórico Nacional, o Teatro Municipal de Ouro Preto. A Casa da Ópera de Vila Rica, o mais antigo prédio teatral da América do Sul

Teatro barroco do século 18, revestido principalmente em madeira e alvenaria, proporcionando uma ótima acústica. Platéia em forma de Lira com platéia central, três andares laterais e Camarote central. Guarda-corpos de ferro fundido.

25 de outubro de 2010

na estrada...virtual... um adeus.

09112106_18_53RP3965k

roads through my windscreen...texto parcial da reportagem: ...esta serie de imagens através do “pára-brisa” , não são as mais nítidas... pois o foco esta na emoção...no momento como este da foto de um carcará (Polyborus plancus), que surge na direção do veiculo e por instantes desaparece, e se conseguimos fazer uma imagem desta natureza, e por que verdadeiramente todos os instintos e conhecimentos, estão encravados em um click.

Despedindo de um pessoa de fundamental estima na minha vida, vou experimentar saudades de alguém que ainda anda, mesmo que isto não equivalente e nem presente, como um irmão nasceu, como um irmão submerge no vácuo da insignificância ... e assim... novos rumos excepcionalmente e duro ter que dizer isto mas o amor "gratuito e sereno na sua gratitude,  somente o de algumas mães,  ou alguns religiosos, ou de uns voluntários... talvez isto seja a espinha dorsal de não ter tido um filho nesta vida, para ele não ter um irmão... como o que me foi "escolhido", alguém que vive das vozes e expressões  do passado e acha que “todos” permanecem com o mesmo pensamento, pensando e me odiando por meus erros, errei... mais foi perdoado por aqueles que causei "danos”, paguei e ainda pago numa moeda maior, mais este “irmão” não perdoa o perdão  que tive.  A minha "única" desventura no mundo é saber que tudo que laboro ou completei, é entulho perto do que este fez... e deste ou desse ou daquele modo, seja qual for o caso ou o fato,  aproveito este momento para perpetuar aqui neste espaço que é reservado a mim, pois é  o meu diário, agradecer aos meus irmãos, não da descendência, mais de coração, e que apesar de tudo, não submergiram espontaneamente: Antonio por inúmeras viagens fotográficas, por ter publicado tantos livros de fotografia e ainda continuar a dizer que estudou comigo... meu cúmplice  da arte de fotografar, meu muito mais muito obrigado;  Rossell se existe alguém neste mundo que “sofreu” comigo, entre uma edição e outra de um jornal ou da vida, da fome e das faltas , por que passamos por cada “situação”, mais vencemos, e o Brazil Today ainda circula por grande parte do Estados Unidos até hoje; Meu querido Cleber, talvez leia isto, mais pode nem estar vivo,  um “ser” tão amplo que não conseguiu, ser somente um , se encontrou em diversos outros, fugia do cotidiano do pai , mãe, irmã,  da vida, do dinheiro, ate do amor e do poder que os seus tinha...trocou tudo pela estrada... só Deus sabe se esta vivo ou não, mais esta ativo aqui, dentro do meu coração, por que nas "artes" nos estudamos cada momento entre, o  matar e curar, só não aprendemos quando o outro faleceu;   Amaury o companheiro de inúmeras estórias, deixou todas por amor aos filhos, que bom que eles cresceram irmãos e somos eternos na nossa amizade, e esta vai durar muito mais que o tempo, mesmo com a distancia; Michael  sei que optou por outro caminho, alias sempre o faz, como são as coisas ate os sonhos, nos mudamos e assim tomamos outros rumos, do mesmo modo que um dia abandonei tudo, abandonou também, mais  no fundo tinha que ser desta maneira, pois temos amores diferentes, entre nossas vidas aparelhadas; irmãos de uma raridade única, ainda mais para alguém que “só agora”, descobriu que irmão, não provém do mesmo ventre. Ronald Peret -14:29 do dia 25/10/2010.
09112106_19_34RP3968orK

24 de outubro de 2010

outra vez... sorte ou fase!

casmerodius_albus_6508
Nada como começar postando um premio:\
Comprei sete tiras do bilhete 74016 da Federal

Este bilhete foi premiado!
Prêmio: R$ 15,00
Bilhete: 74.016
Extração nº: 04495
Data: 23/10/2010


casmerodius albus por sorte fotografado a mais 1300metros de altitude e longe do seu habitat preferido.

22 de outubro de 2010

Miksang & Haiku pour Peret

miksang_haiku_RP2013

deslumbrante
achei-me
nas tuas águas


deixando me embalar
nas ondas do tempo
que inerte a sorte... passa

subo e desço
inerte em sua pele
na delicia deste manto 

miksangRP2103


escuto o gemido manso das águas 
a precipitar-se pela verticalidade 
ofusco-me na galeria deste recanto



para ampliar e/ou salvar a primeira miksang (click aqui)
*Miksang e **Haiku de Ronald Peret
*Miksang palavra de origem tibetana, que significa “Olho Bom / Good Eye”, é uma união de meditação e uma forma de arte (fotografia contemplativa).
**Haikai ( Haiku ou Haicai) é uma forma poética de origem japonesa, que valoriza a concisão e a objetividade.

21 de outubro de 2010

Da “a divina...ação”.

Ronald Peret

Um típico dia...  dormir as cinco e 57 da manha, às 7 horas e 5 minutos acordo... Lembrando que antes de dormir fiz uma solicitação para meu Deus, podia embolsar algum da Caixa por meio da loteria, caso tivesse fazendo a coisa errada, dentro dos meus planos econômicos, que receba um bom dinheiro e mude o rumo da estória, mas  também pensei se tiver fazendo a certa,  que eu abiscoite algum... pouquinho somente para confirmar se o meu pedido foi atendido. Nossa sabe que fui ate desrespeitoso.. não conferir nada e joguei um bilhete somente, mas vamos conferir 19...19, 21...21, 27...27, 41...41, 43... nossa 53 cara devo ta sonhando ainda , conferi uma 4 vezes, afinal não era sorte, era coincidência números iguais... Estava seu um real no bolso e tinha que ir à padaria..mas a loteria é na frente ..passo lá pego o premio e depois vou na feira,  6867 pessoas ganharam 460,02 fui um deles por causa do 4 ao invés do 5 deixei de fazer parte dos grupo dos 124... que ganharam 17.833,09 agora se eu tivesse posto 57 nossa mãe ..tava fazendo a coisa certa e provando que estava errado... com 13.344.577.42 no bolso... o que mais seduz é a numerologia... o 57 ou o 5 ou o 7 ... me acordou e me levantou. O concurso foi o 1224... dá 9 que quer dizer nascimento, e como o sorteio foi em São Raimundo Nonato no Piai..tinha que ser assim.

Ganhei na loteria... só para comprar o pão da manha, aproveitei dei um  Ferrero Rocher para a verdureira,  que foi a sua ausência ao lado dos balaios de verdura e flores, me fez pensar “ deixa eu ganhar na loteria enquanto ela na chega”, posso dizer uma coisa a moça da lotérica, quando me disse boa sorte , já sabia, por isto ganhou também  os seus bombons, até a  que conferiu o bilhete fora do caixa  levou o seu doce presente, pois bem comprei o pão e levei para filar o café e a manteiga na casa da vizinha, respeito “gente”  tem mais de 70... e já foi minha sogra.  O mundo é assim, basta acreditar que é...que vai ser mesmo.  Joguei de novo!   Dia 21 -10- 2010 - 08h – 14m 09s nossa acho que vou voltar lá....hehheheeee! e jogar de novo.

Obs.: o outro numero era 16 = 7 e o que faltou era o 5 no 4 do 43 = 7 para 53... voi dois 7 nas pontas para tesar a sorte e o cinco depois do 4, perdi por que a numerologia é uma ciência não exata... Da “a divina...ação”. 

Foto: captura de tela de um video meu "poeira"

20 de outubro de 2010

Miksang e Haiku do Peret

miksang RP1844
Miksang palavra de origem tibetana, que significa “Olho Bom / Good Eye”, é uma união de meditação e uma forma de arte (fotografia contemplativa). Miksang faz parte da Arte de Dharma , seus princípios são baseados nos ensinos do Mestre de meditação, professor e artista Chögyam Trungpa, seus ensinamentos são direcionados para percepção da natureza e da arte contemplativa.
Miksang de Ronald Peret Visualizando Miksang: O mundo visual poderia ser percebido diretamente, sem o fardo dos nossos habituais gostos e desgostos, das associações e das memórias, que levam a obscurecer a uma percepção limpa da natureza e realidade. Sem o preconceito visual, nós podemos, dar forma ao equivalente, de o que nós vimos e queremos expressar, precisamente em cada uma de nossas percepções. Em nós humanos, há um anseio natural de compartilhar, estas experiências entre o passado e o atual, entre lugares e as coisas. (fragmentos do texto de Ronald Peret, no Miksang)
miksang haiku RP1853
Haikai ( Haiku ou Haicai) é uma forma poética de origem japonesa, que valoriza a concisão e a objetividade.


As imensidões tão perto...
Mata o desorientado.
Sem razão de partir...
Chega o trem pagador.
Um suspiro seco...
Umedece o mudo.
No incessante murmúrio...
Finda a iluminação
Loucura varrida estendida...
Infiltra nas sombras.
No choque denunciado
Morre o decapitado.
Mata... Chega... Umedece...
Finda... Infiltra e .........Morre

foto e poema de Ronald Peret www.miksang.com.br/

19 de outubro de 2010

Chico Simões by Peret

2010101716_36_50

2010101716_40_16
Chico Simões de Brasília no camarin durante a 4ª Mostra de Teatro de Bonecos .

18 de outubro de 2010

17 de outubro de 2010

uma praça alegre...

2010101715_54_369999panc

Eu "Ouro Preto"  cotidiano de Ouro Preto por Ronald Peret

16 de outubro de 2010

tons e cores da rua Direita

2010101601_52_429999 peb
Rua Direita - Ouro Preto - Minas Gerais
Cotidiano da famosa Rua Direita


2010101601_52_429999 cor



Obtida:  October 16, 2010 at 1.52am GMT+3  na mão sem uso de tripe, sem flash: Iso 6400 1/8 24mm F4.0










15 de outubro de 2010

o quadrado e o retangulo

2010101601_53_489999


O Pink e os Paralelepípedos -
visões quadradas - algumas vezes acredito que o formato quadrado, acelera o tempo de leitura de uma imagem e fornece mais oportunidade para a interação com a imagem. Um ligação entre o leitor e a fotografia. Ronald Peret

quadradaw2010101601_53_489999

14 de outubro de 2010

Legs e os Paralelepípedos

2010101601_52_299999


Exposure0.167 sec (1/6)
Aperturef/4.0
Focal Length24 mm
ISO Speed6400

13 de outubro de 2010

vagar no cotidiano

2010100816_32_538792_euop

2010100708_28_288119_EUOP

continuo a vagar no cotidiano da vida em uma cidade que eu amo.

12 de outubro de 2010

Mais do meu cotidiano

2010100716_49_118323pan

2010100816_08_338706

Do cotidiano de Ouro Preto, surgem imagens como esta totalmente naturais, e na maioria das vezes conta uma estória e o fotografado ou a fotografada, nem tomou noticia da foto. Imagem exclusiva para os seguidores do blog - Eu “Ouro Preto” – Finalista entre os 100 melhores blogs categoria “Cultura” do Brasil pelo TOPBLOG 2010 vote no link www.euouropreto.blogspot.com

Obs.: os que não gostarem de sua imagem aqui postada, basta deixar um comentário, todos os dois (comentário e foto) serão apagados, agora se gostarem ,posso mandar esta imagem por e-mail em alta resolução de presente.

Adro do carmo  (07/10 H 16:49) e Rua das Escadinhas (08/10 H16:08) fotos originais em preto, branco e tons de cinzas obtidas por Ronald Peret para o Eu "Ouro Preto", uma forma de mostrar a vida e o codidiano desta historica cidade.

11 de outubro de 2010

A banda e a minha janela


2010100914_44_319224
A banda tocava para mim, e eu atrás da banda, quem sabe ... “sabe” que esta é a janela do meu quarto, alias as duas. Foi uma grande homenagem, obrigado Ouro Preto, não faz dois meses que mudei para esta casa e já me acordam com banda de musica e seguindo as minhas “normas” somente depois das 13 horas, no momento da imagem eram 14:44, tinha saído para buscar pão “sempre com a câmera” , tive esta surpresa, ao regressar. Obrigado a todos

10 de outubro de 2010

O "meu" Eu "OURO PRETO" e "nosso"

Minha "cria" mais lida, mais visitada  o  Eu  "Ouro Preto "  é um dos finalistas do TOP BLOG 2010   esta classificado e é um dos 100 finalistas na categoria CULTURA do Top Blog 2010... quem gostar dele vote no blog,  agora vamos para o segundo turno...  Vamos  ver aonde podemos chegar  "juntos" . Agora são somente  100 concorrentes.

2010092417_41_366569

Turma do ENEARTE 2010 no dia da lavagem da Estatua do Tiradentes. Encontro Nacional de Estudantes de ARTE

2010100707_46_premioop3z
Grupo de estudantes e professoras da Escola Estadual Dom Velloso - Na ponta direita da imagem, segurando a bandeira de MInas esta Iris, ganhadora do premio da melhor redação do projeto Vivências de Minas o tema “cultura e turismo em Minas Gerais”, Ela Iris e seus colegas de sala ganharam uma visita técnica monitorada a uma das cidades do Circuito do Ouro, com todas as despesas pagas pelo Projeto.

9 de outubro de 2010

A idéia surge...

2010100705pan
e já tem algumas postagens se tanta outras ... no caminho. Na verdade além do blog da Direita, tem estas imagens "costuradas".

8 de outubro de 2010

Geraldo Goulart by Peret

2010100716_52_518352

Geraldo Goulart fotografando e sendo fotografado por Ronald Peret, logo depois desta imagem o conheci, claro pouco minutos tempo para trocar e-mails, ele tinha que vasculhar a cidade a procura de ângulos e motivos, e eu brincando com a luz numa tarde depois da chuva. (Geraldo Goulart é Repórter Fotográfico e para ver seu trabalho o link é o da Revista Encontro - www.revistaencontro.com.br) Valeu!

7 de outubro de 2010

muito legal...

           
                           Praça Tiradentes Ouro Preto Mg in Brazil

click fullscreen, para visualizar na tela inteira, ao percorrer a imagem com o mouse ativado pode viajar pela imagem em todas as direções, uma excelente maneira de conhecer virtualmente Ouro Preto ou matar a saudade

          
                            Praça Tiradentes2 Ouro Preto MG in Brazil

click no play  para iniciar e fullscreen para ver esta imagem em toda extensão da sua tela, click na imagem e segure no botão do mouse, para navegar em qualquer direção: direita, esquerda, para cima, para baixo..viaje na imagem.

5 de outubro de 2010

Oportunidade Única!

Captura de tela 2010-10-04
esta a venda um pedaço do meu paraíso, a 10 quilômetros de Ouro Preto por estrada
foto satelite abaixo em linha reta 8km do centro histórico próximo a praça Tiradentes.
Captura de tela 2010-10-04
exatamente este o Sitio da Mata imagem abaixo e para ver esta propriedade no todo e ampliada no plano normal (face norte) click no link abaixo
http://www.flickr.com/photos/ronaldperet/5055572412/sizes/o/in/photostream/


imagem da propriedade no meu flickr pessoal.

4 de outubro de 2010

São Francisco de Assis - visões especiais

No dia 4 de outubro celebramos São Francisco de Assis, que nasceu na cidade de Assis, na Itália, em 1181 (ou 1182). Morei alguns anos a poucos quilômetros desta Igreja em Taos - Novo Mexico e nada mais interessante que postar esta visão de 360 graus neste dia especial.  click no play  para iniciar e fullscreen para ver esta imagem em toda extensão da sua tela, click na imagem e segure no botão do mouse, para navegar em qualquer direção direita, esquerda, para cima, para baixo..viaje na imagem.


San Francisco De Asis Ranchos New Mexico in New Mexico

This is the more traditional view of San Franciscisco De Asis church in Ranchos New Mexico, a bit down the road from Taos. The church is immortalized in Georgia O'Keeff's painting "Ranchos Church" where she painted the back side of the building. San Francisco De Asis is a spanish mission church completed in 1815.



St. Francis de Assissi Cathedral - Santa Fe, New Mexico USA in New Mexico



Obtida dentro da Cathedral de Sao Francisco de Assis em Santa Fe, Novo Mexico
Taken inside the St. Francis of Assissi cathedral in Santa Fe, New Mexico

3 de outubro de 2010

Verde Brasil

Brasil, que requer mudanças e novos conceitos, cansei do vermelho do "pare". Não "pare" Brasil, dê seu sinal "verde" para Marina. 

2 de outubro de 2010

Minhas palavras e a de um grande um Amigo

Fotografei e conheci o Zé Fernando e Marina Silva, eles passaram e deixaram em seu percurso a pé, uma serie de lindas imagens e palavras de amor ao povo ouropretano e ao passado desta cidade, senti uma intensidade de vida ao fotografar Marina Silva, meus olhos molharam a ocular da minha camera, quem me conhece sabe muito bem,  que nao tenho partido, para mim meu voto nao é para um grupo mais muito pessoal, mais este ano Ronald Peret votara bem VERDE, verde como sinal de transito livre para o Brasil, que requer mudanças e novos conceitos, cansei do vermelho do "pare". Não "pare" Brasil, de seu sinal "verde" para Marina.
Faço das palavras abaixo vindas do pensamento de um grande amigo Chiquinho, ouropretano que sabe o que nossa cidade necessita, ama e esta sendo um dos melhores de todos os tempos para Ouro Preto, sua jovialidade não acompanha sua experiência, um maestro de arranjos e de soluções harmônicas para nossa Cultura e o Turismo, ele sabe quem e o que é melhor para a nossa Ouro Preto.
Palavras de Chiquinho:
"Chegamos a mais um momento importante para a democracia. Por isso venho indicar alguns nomes de confiança e que sei que, eleitos ou não, podemos contar com a colaboração destes para o sucesso de projetos na área da Cultura, do Turismo e do Meio Ambiente. Ouro Preto se encontra como uma cidade de fundamental importância para o futuro sustentável do Brasil. Lembremo-nos: “Minério só dá uma Safra”. Sendo assim, o nosso grande potencial turístico necessita de ações que incentivem a cultura local, necessita também de investimentos em infra-estrutura e qualificação de pessoal, e, sobretudo, de ser repensado a partir de novos nichos turísticos como, por exemplo, o eco-turismo, o turismo rural e o turismo de aventura, o que contribuirá para uma efetiva geração de renda que chegue até aos nossos distritos.Peço-lhe também: não vamos acreditar em pesquisas,  vamos acreditar em um Brasil melhor, com justiça social e sustentável." (Chiquinho de Assis)
Lembre-se: A candidatura de Marina Silva é muito importante para o Brasil, a ELEIÇÃO de Marina Silva é necessária para o PLANETA!!!!
Maria Osmarina Marina Silva Vaz de Lima nasceu em 8 de fevereiro de 1958 em uma pequena comunidade chamada Breu Velho, no Seringal Bagaço, no Acre. Seus pais, nordestinos, tiveram 11 filhos, dos quais três morreram. A mãe morreu quando tinha apenas 15 anos. Aos 16 anos, contraiu hepatite, a primeira das três que foi acometida. Seu histórico de saúde ainda inclui cinco malárias e uma leishmaniose. Essas fragilidades a levaram a Rio Branco em busca de tratamento médico. Aproveitou a oportunidade para também se dedicar à vida religiosa e, ao mesmo tempo, estudar. Obteve a permissão do pai e deixou a floresta. Na capital acriana, para se sustentar, passou a trabalhar como empregada doméstica. Revia as lições durante as madrugadas. O progresso nos estudos foi rápido. Entre o período de Mobral, no qual aprendeu a ler e a escrever, até a formação em História transcorreram apenas dez anos. Sua formação foi complementada posteriormente com a pós-graduação em Psicopedagogia. Marina disputou seu primeiro cargo público em 1986, ao concorrer a uma vaga na Câmara dos Deputados. Ficou entre os cinco mais votados, mas o partido não atingiu o quociente eleitoral mínimo exigido. Dois anos depois se elegeu vereadora, a mais votada, de Rio Branco. Uma de suas primeiras manifestações foi devolver o dinheiro de gratificações, auxílio-moradia e outras mordomias que os demais vereadores recebiam sem questionamento. Na eleição seguinte, em 1990, quando se tornou deputada estadual, novamente com votação recorde. Em 1994, aos 36 anos, chegou a Brasília como a senadora mais jovem da história da República. Foi reeleita em 2002, com votação quase três vezes superior à anterior.  Foi Ministra do Meio Ambiente do Governo Lula se demitindo em maio de 2008 e, posteriormente se filiando ao Partido Verde.
IMG_0920Marina Silva, Ronaldo Vasconcellos e Chiquinho de Assis - Ouro Preto, 2010 (foto: Ronald Peret)