11 de setembro de 2010
A história de Rodrigo Silva está fortemente ligada à história da rede ferroviária. Antes da construção da estação ferroviária, o distrito tinha o nome de José Correa, cujo o qual possuia uma fazenda no local. Com a inauguração da estação ferroviária, em homenagem a Rodrigo Augusto da Silva, o nome do distrito se elevou à Rodrigo Silva. Com a chegada da ferrovia, vários funcionários da rede ferroviária passaram a residir em Rodrigo Silva e lá fundaram, em 22 de novembro de 1901.
Rodrigo Silva é um distrito de Ouro Preto que dista 18 km da sede do município. Localiza-se na latitude 20º25'17" sul e longitude 43º36'45" oeste e está a uma altitude média de 1278 metros (distrito de maior altitude do município).
No distrito, está a única mina de topázio imperial do mundo. Cercado de colinas e isolado em seu sossego, o distrito revela quedas d'águas em seu entorno. No Alto de Santa Quitéria, são avistados o pico do Itacolomi e pico do Itabirito.
Esta imagem faz parte da coletânea de Imagens de Ouro Preto que podem serem usada sem royailties, se o uso for editorial: publicações, jornais e revistas de interesse publico, respeitando quem criou, não alterando ou cortando a imagem, e colocando o devido credito © Ronald Peret.