1 de dezembro de 2010

Chanucá - Hannukah - Festival das Luzes

Inicia-se no por do sol de hoje 1 de Dezembro, indepedente da minha religião, uma chama vai ser acesa e vou usar somente azeite e pedaços de algodão, afinal meu mundo é extremamente relacionado com as luzes e o Chanucá e o "Festival das Luzes".

O Hannukah Chanucá ou Hanucá (חנכה ḥănukkāh ou חנוכה ḥănūkkāh) é uma festa judaica, também conhecido como o Festival das luzes. "Chanucá é uma palavra hebraica que significa "dedicação" ou "inauguração". A primeira noite de Chanucá começa após o pôr-do-sol do 24º dia do mês judaico de Kislev e a festa é comemorada por oito dias. Uma vez que na tradição judaica o dia do calendário começa no pôr-do-sol, o Chanucá começa no 25º dia.

O mandamento principal de Chanuká hoje é o acendimento da Chanukia (Menorá - candelabro - de 9 braços). Oito braços são para lembrar o milagre dos oito dias em que a Menorá ficou acesa com azeite que era para ter durado apenas um dia! O outro braço, que é chamado de "shamash" - servente - é um braço auxiliar para o acendimento das outras velas. Segundo a tradição, somente ele (o shamash) pode ser usado para, se for o caso, iluminar a casa ou para outro fim, sendo que as outras velas só podem servir para o cumprimento do mandamento. A cada noite um nova vela é acrescentada até que se completem as nove. Outras tradições como brincar com o "sevivon" (pião) onde em cada lado dele estão escritas as iniciais da frase "nes gadol hayá sham" (um grande milagre aconteceu lá - em Israel) são válidas, e para quem está em Israel a última palavra da frase é "pó" (aqui). Também há o costume de servir alimentos como sonho com geléia (sufganyot) e panquecas de batata (latkes).


o "Festival das Luzes" ("E daquela época até aqui nós celebramos esse festival, e o chamamos de Luzes"). Foi notado que os festivais judaicos estavam ligados à colheita das sete frutas bíblicas na qual Israel ficou famoso. Pessach é a comemoração da colheita da cevada, Shavuot do trigo, Sucot dos figos, tamareiras, romãs e uvas, e Chanucá das olivas. A colheita das olivas é em Novembro e o óleo de oliva ficaria pronto para o Chanucá em Dezembro.

obs.: não consegui achar as fotos que tenho de Menorás, achei esta belissima da National Geografica e esta da amiga Gina enviada por email do Mexico, com o texto (traduçao abaixo): Mañana empieza el primer día de Hanukkah, el festival de la luz, que significa un triunfo sobre los enemigos (internos y externos) y que reafirma y celebra la persistencia.Comparto con Uds. mi cariño y deseos de que sus vidas y la de sus seres queridos sean luminosas, como fue la vida de la Baby-Loquis-Pay, mi gata epiléptica que contra todo pronóstico, tuvo una luminosa vida de doce años y que continúa siendo luz en otro lugar.
tradução:  "Amanhã e o primeiro dia de Hanukkah, começa o festival da luz, que significam um triunfosobre os inimigos (internos e externos) e que reafirma e comemora a persistência. Eu compartilho com vocês de meus carinho e afeição e o desejos de que em suas vidas e de seus entes queridos sejam  luminosos, como era a vida do Baby-Loquis-Pay, minha gata epiléptica,  quecontra todos os prognósticos, teve uma vida luminosa de doze anos e que continua a sendo "luz" em um outro lugar.

Amigos que a luz que ilumina o seu “eu” e o seu “ser” seja luminosa, seja plena, seja tanto brilhante no seu interior como exterior, neste Festival de Luzes que principia no por do sol de hoje . (Ronald Peret em 01/12/2010)

Lembrei “de algo: Graças ao amigo Públio ao questionar sobre o “menorá”, ele me falou do Oficio de Trevas” , ´só que o Candelabro nesta cerimonia tem onze braços e se chama tenebrário e o menorá tem oito braços, enquanto numa vai se apagando as velas (luzes) na outra vai se acendendo.

Existe na religião católica o inverso apagar as velas, é a cerimônia do tenebrário, uma cerimônia católica medieval que faz parte da celebração da Paixão de Cristo na Quinta feira Santa chamada de Ofício "de Trevas" e não "das Trevas", O Ofício de Trevas é um conjunto de leituras, lamentações, salmos e preces penitenciais, onde o templo fica às escuras, iluminado apenas por velas que se apagam aos poucos durante a cerimônia. Esta forma de celebrar é responsável pelo nome dado ao ritual, que representa o luto e a escuridão à qual ficou sujeita a Terra diante da morte de Jesus. O Ofício de Trevas é um forte momento de oração e reflexão da vida e missão de Cristo, que conduz os fiéis à oração mediante a meditação da Palavra de Deus. (vale a pena vivenciar este evento, posso falar por que compartilhei este momento com dezenas de fieis na Semana Santa de 2010, e foi algo único e de grande valor encontro para o meu íntimo)
...