27 de abril de 2011

mesmo dia e mesmo mês, 1990 e 2011

Comprei uma camisa vermelha com a palavra fotografo escrita nas costas em letras grandes e e com as letras menores bem na altura do peito... até ai tudo bem... paquei cinco reais de um homeless ... Usei-a especialmente hoje, mas não ficou só nisto... armado de umas latinhas de Skol e uma de Coca, fui para a rua dividir a noite com quem a noite é mais longa que o dia... bem foi que descobri que Moises fazia aniversario hoje... Assustei e perguntei de novo... hoje 27 de Abril... que isto ninguém faz aniversario neste dia e ele nasceu em 1985. A vida é cheia de supressas... nas piores “imagens publicas” encontra-se os melhores amigos, que seja por uma noite ou pelo que vivemos, o papo rendeu de um paralelo ao outro... Talvez melhor que as palavras podem descrever, dei para ele meu único chinelo seus pés não andavam em tabuas planas e de lei, esta noite me custou menos que um Numero 1 ou um pedaço de 200g do meu queijo favorito, fora que me ensinou, mais do que alguns meses da minha vida em 85... “Maybe more that words can described”, bem esta cena se repetiu no mesmo dia e no mesmo mês no hemisfério norte em 1990, o relógio marcava os mesmos números... larguei mão do meu “Black SUV - 4x4” e foi de bike a um fast food “mega conhecido”, só que era minha primeira vez que entrava numa loja no seu pais de origem, lá é outra clientela... só o sabor que não muda... alguns minutos depois de observar outros “homeless” no local, as vezes até trocando de roupa... um deles me dirigiu a palavra em italiano... “pausa o telefone toca 1:30 incrivel na mesma hora que nasci” ... é meu velho amigo Amaury... vigia noturno em BH ele ligou por que estava com saudades dos nossos papos, uns 13 minutos de risos e piadas...e as vidas voltam para o off... retorno para a narração dos fatos... Bem gastando um pouco do italiano, respondi para o morador de rua, italiano são meus bisavôs... e ele disse seu rosto é diferente tem traços dos italianos mas tem mistura nesta face... já falando em inglês... acertou minhas origens... e nada o espantou quando disse que era brasileiro, na verdade ele já ate conhecia o Brasil, me falou de varias cidades importantes da costa brasileira... imagina a sena no mesmo horário, que escrevo esta hoje... eu com um mendigo na mais famosa cadeia de fast food do mundo, conversando sobre geografia, línguas... portos e a vida... bem voltei pedalando, mas com meu sonho na garagem e aqui voltei hoje descalço... com um Timberland debaixo da cama no mínimo 30 vezes mais caro do que o chinelo que dei para o Moises.
Hoje... posso dizer não muda o 27, não muda o mês... só muda os anos até as estórias desde dia ...são únicas (ouço duas vezes o sino do relógio da praça) ...vou trabalhar por que a vida continua... e continua também para Amaury, Bruce e Moises e quem sabe ainda vive, aquele ex marinheiro, viajante e navegador dos sete mares.