12 de abril de 2011

Minha "Natureza Selvagem"

Arroyo Hondo - Last Bus

Titulo: Last Bus
Local: Arroyo Hondo - New Mexico
Winter 1990 - Filme EPR 50mm 645

Muito antes do filme "Into the Wild (br: Na Natureza Selvagem) um filme de longa-metragem do gênero drama estadunidense de 2007, dirigido por Sean Penn, baseado no livro homônimo, do jornalista Jon Krakauer, que conta a história verídica de Christopher McCandless, um jovem recém-formado que se aventura pelos Estados Unidos da América até chegar ao inóspito Alasca.

O mais incrível destas estorias é que no mesmo momento: ele no Alasca e eu nas Montanhas Rochosas visualizaram "Neve... muita neve... montanhas... e o ultimo ônibus", bem para ele fui o ultimo para mim... desde o inverno de 1990 no momento que obtive esta imagem, até a primeira vez que a ela foi mostrada ao mundo na Helen Lindhurst Galleries, no Department of Fine Arts, University of Southern California – USC; o nome da exposição era "Through Brazilian Eyes 92” esta foto foi intitulada “Last Bus”... ele com 22 e eu com 28 a diferença que tinha viajado 14.000 kms a mais vindo de uma Ouro Preto.
Ele parte em busca de uma experiência genuína que transcendesse o materialismo do quotidiano... Eu parto em busca de um conhecimento virgem que transcendesse a visão ou o apenas materialismo de fotografar... Busco um quotidiano de visões. Bem ele atravessou as fronteiras de si mesmo e atingiu onde poucos chegaram, experimentou o seu jeito de viver e concluiu que seu lugar no mundo não era tão ruim assim, no mesmo instante vivia o mesmo momento... vivendo, morando e viajando sozinho... mas sabendo que a sociedade esta próxima, poucos quilômetros...

mapa126

... embora o meu grande laço com a vida a minha mãe, habitava 314 graus sudoeste e corretos 8.316 km de distancia deste “ônibus”. Chris descobriu que já era tarde demais para regressar, ele já estava sendo julgado pela natureza dos seus erros e suas escolhas, o julgamento da natureza nem bem compreende o que a nossa sociedade seqüestrada em suas redes sociais, pode sequer conjeturar. Mais alguns anos e rumei sul... voltei para perto da minha mãe, da minha tribo e da minha montanha... perdi minha mãe. Hoje vivo "isolado" alguns dias na semana(contemplando o nada e pensando sobre o tudo) e em outros no centro da minha cidade e quando chega um certo momento (quando a cidade dorme) posso também contemplar o nada e pensar sobre o tudo.

Obs.: Meu Pai é um eterno viajante e como viajante e viajando, me educou para meu universo de excursões pela vida.