Estava postando no euouropreto.blogspot com um Tityus bahiensis, na mesa bem do lado do mouse... vivo! Faz muitos anos que estes seres nāo aparecem por estas bandas. Eles estão na terra há mais de 400 milhões de anos, mas podiam viver longe do "Centro Histórico" o Tityus bahiensi é um escorpiao que apresenta uma coloração marrom-escuro, às vezes marrom-avermelhado, pernas amareladas com manchas escuras. Fêmures e tíbias dos pedipalpos com mancha escura. A mão do macho é bem dilatada. Esta espécie é o causador dos acidentes mais freqüentes principalmente em São Paulo e em áreas rurais. Tive que comunicar no blog de Ouro preto, pois se ele apareceu aqui no meu banheiro (limpo e novo), imagina em outras casas na cidade. Estou mantendo ele vivo, caso algum biologo da universidade ou alguem queira examina-lo, o exemplar tem uns sete centímetros de comprimento meu cel: 31 84038966. O que me motivou a postar, sobre o ocorrido, para alertar todos pois ... É melhor prevenir do que remediar, ou o seguro morreu de velho. Faltando poucos dias para o carnaval, o melhor e prevenir, pois faz muitos e muitos anos que não vejo, falar em um escorpião em Ouro Preto, pelo menos no Bairro do Rosario.
Os escorpiões são animais carnívoros, alimentam-se de insetos, como grilos e baratas. Têm hábitos noturnos e escondem-se sob pedras, troncos, dormentes de linhas de trem, entulhos, telhas e tijolos.
Características dos acidentes escorpiônicos* Tempo de observação das crianças picadas: 6 a 12 horas.
SAEEs = Soro antiescorpiônico / SAAr= Soro antiaracnídico.
Na maioria dos casos graves quatro ampolas são suficientes para o tratamento, visto que neutralizam o veneno circulante e mantêm concentrações elevadas de antiveneno circulante por pelo menos 24 horas após a administração da soroterapia.