Workshop “A ciência da Imagem”


Como sou um fotógrafo com algum conhecimento cientifico, sempre fui à procura de um bom livro sobre a ciência por trás da fotografia. Apesar de que existe os livros excelentes de Ansel Adams com muitas informações técnica, claro não foram eles que me deixaram assim “muito curioso”, querendo saber mais sobre como funcionam as câmeras, as lentes e sensores... foi justamente nesta procura que encontre o livro: Science for the Curious Photographer ou “Ciência para um Fotógrafo Curioso”, claro existe outros livros técnicos como as obras completa de Rudolf Kingslake, mas a minha pesquisa para o livro perfeito terminou ao descobriu este maravilhoso livro de Charles Johnson, Science for the Curious Photographer. Baseado neste livro idealizei este workshop “A ciência da Imagem” , perfeito para quem quer entender a ciência da fotografia desde o funcionamento de uma câmera, até a captura da imagem.

Um resumo de algumas das coisas que você vai aprender neste Workshop:

A história da fotografia, e como a primeira câmera foi criada; Por que as câmeras precisam de lentes e como essas lentes funcionam; Como tele-conversores e tubos de extensão trabalham para obter a maior ampliação; Como filtros de densidade neutra, polarizadores e filtros infravermelhos funcionam;
Os limites da visão humana (e o que isso significa no momento de capturar suas fotos); Introdução à teoria da cor e as escolhas técnicas antes de obter a imagem;
Como funcionam os sensores de imagem digitais, e como determinar a sua faixa dinâmica; Fundamentos úteis para mostrar a qualidade de uma lente; Como as imagens são percebidas pela mente humana ... E, muito mais!

IMG_7196peret

Você vai tirar o máximo proveito deste Workshop se você já tem um conhecimento básico de fotografia e da matemática. Devo avisá-los: este workshop contém um monte de equações matemáticas!
Mas, de um modo claro de se entender (o que é muito raro para se explicar ciências), de modo que torna a matemática um pouco mais fácil de digerir. Dentro do mesmo vou usar um monte de gráficos e diagramas para ajudar a explicar conceitos complexos.

DBW09121917_12_29RP6853

Este Workshop “A ciência da Imagem” serve como uma introdução à ciência da fotografia, por isso, se você está realmente procurando uma discussão em profundidade do design de uma lente ou qualquer um dos outros tópicos, então considere esta “oficina” o seu ponto de partida. Uma das coisas que eu amo sobre este workshop é a lista de leitura recomendada no final de cada capítulo que lhe diz aonde ir para obter mais informações sobre qualquer um dos tópicos discutidos.

Este workshop faz parte de uma serie de workshops fotográficos, administrados por Ronald Peret, quem se interessar por esta oficina, fazer o contato pelo email ronaldperet@gmail.com.