6 de abril de 2010

Fui um dos sortudos

planetaouro

A Fundação de Arte de Ouro Preto | FAOP e o Arte Hoje, apresentam o Projeto Pixel Ação - Projeto pretende criar intervenções audiovisuais em edificações históricas da cidade. oferece 15 (quinze vagas) direcionadas a atores, performers, vídeo-makers, músicos, artistas plásticos e interessados em geral. (fui um destes sortudos)

Fragmentos do texto do Site da FAOP:
Ouro Preto, cidade patrimônio cultural da humanidade. Celebrada como uma das jóias do barroco, distingui-se pela preservação da memória de Minas refletida em seu conjunto arquitetônico, bem como na arte concebida por grandes mestres como Athayde e Aleijadinho.
São estes valores que, apesar de agregarem características únicas à cidade, muitas vezes impedem a conformação de uma arte contemporânea, que viabilize o choque entre o “velho” e o “novo”, de modo a enfatizar ambos.
É a partir deste quadro que o Arte Hoje, evento realizado anualmente pela Fundação de Arte de Ouro Preto | FAOP, entidade vinculada à Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais , junto ao “Grupo Residência – Teatro e Audiovisual”, apresenta entre os dias 7 e 11 de abril o projeto Pixel Ação, ministrada pelos artistas Karina Dias, Kênia Dias, Julliano Mendes e Ricardo Garcia.

O que é, e mais informações sobre o projeto Pixel Ação :

Aprovado no programa Rede Nacional FUNARTE Artes Visuais 2009, Pixel Ação é uma oficina multimídia que pretende criar intervenções audiovisuais, de modo a construir diálogos com o conjunto arquitetônico da cidade de Ouro Preto.

A idéia é projetar vídeos sobre as edificações do centro histórico de Ouro Preto, imagens que permitam múltiplas possibilidades de intervenções urbanas virtuais, criando situações de perversão da realidade e atentando para uma perspectivas de quebra da relação dicotômica entre arte contemporânea e a preservação do patrimônio cultural.

Imagem de reflexos de Ouro Preto em uma bola de cristal - Ronald Peret - Original em Alta Resolução