8 de março de 2009

Dia Internacional da Mulher




Três grandes mulheres da minha vida:
Vó Sinhá (Ouro Preto) - Vó Clara (Matão) - Minha Mãe, Maria Armênia (Ouro Preto) ,
diferentes mulheres... diferentes vidas... diferentes amores, todas as três...
Meus eternos símbolos: Mãe , Fé e Mulher.

Foto e montagem: Ronald Peret (dez imagens)


Minhas palavras e pensamentos para as mulheres.

Mulher... Mulheres.

Que me deu vida, (uma)
Que secou minhas lagrimas. (poucas)
Que levou embora meus medos. (uma)
Que estão sempre presente. (todas)
Que me ajudaram a ser quem sou. (poucas)
Que mostraram um caminho (poucas)
Que iluminaram meus dias. (poucas)
Que me ensinaram a ver as diferenças. (todas)

Mulheres, que estão no meu coração, Uma, poucas e todas.
Seu valor brota com a vida. Toca com mãos macias e delicadas.
Encanta com suas palavras amáveis, alimenta-nos com a fé.
Incentiva com sua paz, florecendo esperança, trazendo a felicidade.
Mostra a vida e grandiosamente faz nos homens, compreender o “amor”.




Esta palavras sao dedicadas, igualmente a todas as mulheres do mundo. Porque ainda existe "muita" desigualdade entre "homem e mulher". Uma desigualdade, bruta, machista, politica, racista, infantil... que rasga o mundo , marcada pelos piores sentimentos, alguns indescritíveis neste blog, mas estampados nas paginas dos jornais, fragelos da dor, da vinganca, da violencia, e o prencipal de serem ainda em muitos lugares, como se fossem 1/2 homem (50%), principalmente na hora de receber,mas nao de trabalhar. Na minha familia, teve uma mulher, que cortava cana, um dos piores trabalhos, que um homem pode fazer, castigante, cortante... e ela ganhava metade do valor pago, para um homem, pelo mesmo trabalho... as vezes ate mas produtivo.
Hoje ainda existe muitas leis, países e povos, extremamente contra a liberdade e a própria existência da “Mulher”, mas ao mesmo tempo, em algum lugar do “mundo”, existem muitas mulheres, vencendo barreiras do preconceito, da origem e dos costumes machistas. Estas “mulheres” na sua grandeza, visão... ajudam outras a superar e ver, suas vontades e ideais. No mundo ainda existe milhões de mulheres que são sujeita "a tudo" para manterem seus salários... isto e ainda pior que ser paga como “meio homem”.

Meu carinho, RESPEITO e gratidão, estensivos a todas MULHERES do MUNDO.
Ronald Peret,

Foto: uma mulher guerreira, filha de uma união de um Irlandês com uma nativa da nação Cherokee, uma mulher que nasceu sobre a luz de um preconceito, foi o próprio preconceito, e o venceu, e agora luta pelas direitos das "Mulheres no Mundo"
Rachel "coração alado", fotografado por Ronald Peret, nos platôs do Colorado - E.U.A. (1991).