23 de março de 2009

Rurais e Naturais...

Hoje foi um daqueles dias que se conecta mundos: natural e o rural, gente e fatos.
Na porteira da fazenda encontrei cinco cavalheiros, que procuravam por cavalos e uma égua “pampa” com sua cria, nas montanhas. Justamente quem que por uma semana viveu na fazenda, eles ja iam seguir em frente, quando comentei da “Pampa”, imaginava ser de um vizinho, o papo foi estendido porteira adentro, ate o lago principal, quando avistei o Acauã (foto) Herpetotheres cachinnans uma ave pertencente à ordem dos Falconiformes, família Falconidae, conhecida pelo seu canto característico e lendário; e a mascara que lhe da uma ar de um “Panda” alado.

O nome em inglês deste pássaro a Acauã é "Laughing Falcon", ou seja, Falcão Sorridente?! Na verdade seu canto soa como se fosse uma gargalhada, para uns traz más noticias e para outros boas novas.

Dentre as inúmeras lendas que envolve, o Acauã, todas são relacionadas a sua vocalização é transcrita por alguns como "Deus-quer-um":
Os índios Tupinambás reconheciam no seu canto melancólico, uma mensagem das almas, um aviso benéfico dos antepassados.
Os Guaranis acreditavam que o Acauã, por alimentar de serpentes, era considerado santo e encantado, protetor contra picadas; já para as mulheres guaranis, seu canto é sempre um anúncio de desgraça iminente.

Para mim, qualquer animal selvagem, que aparece na vida de um ser humano, traz noticias ou respostas, para mim sempre foi e será assim.

Apesar do papo ser super interessante e do suco de manga com goiaba, naturalmente misturado, pois se encontrava no embornal, no lombo de um equino "trotador", a tropa fez estrada, e eu fui tomar o rumo do trabalho no “Remanso do Maracujá”.

Não desejava mais nada, as primeiras horas com estes tropeiros, já me rendera muitas estórias, quando aquela luz que não sei donde vem, cutuca o pensamento e diz: olha!.
Sim por cima da minha cabeça, voavam dois, disse “dois” nunca tinha visto, dois juntos em toda a minha vida, um O Gavião-pega-macaco (Spizaetus tyrannus), um ave de uma beleza indescritível e rarissima de se ver, pois pode ficar imóvel por horas antes de ser percebido camuflado na floresta imaginem um provável casal, pois os machos fazem apresentações de vôo para a fêmea, que escolherá aquele capaz de manobras mais bem feitas e de maior vigor.

Este Gavião é uma espécie florestal que mede entre 58 cm a 72 cm, Fiz algumas fotos, e eles ganharam altura realizando seus vôos altos e circulares que acontecem durante o período da manhã e início da tarde.
Quando em vôo, suas asas têm silhueta quase elíptica, mantendo a cauda longa menos aberta em forma de leque (foto). Pode ser observado sobrevoando florestas à procura de alimento. É rápido em suas investidas voando com incrível rapidez e agilidade, fatores necessário para voar entre as árvores e pegar presas ágeis entre os galhos (macacos).

Foto: Acauã fotografando por Ronald Peret, no Morro das Pedras.